quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

"Cônjuges e famílias de todo o mundo: convosco está o Esposo!

(João Paulo II, Carta às famílias, 22)


Estamos num mês cheio de luz. Nós nos preparamos e vivenciamos mais uma vez o Natal do Senhor. A presença do Menino é o amor que está no meio dos homens e mulheres; e o mundo já não é um lugar escuro. Os que procuram o amor sabem onde encontrá-lo. Também é o mês da Sagrada Família. Entre Maria e José havia carinho santo, espírito de serviço e compreensão. Assim é a família de Jesus: sagrada, santa, exemplar, modelo de virtudes humanas, disposta a cumprir com exatidão a vontade de Deus.
O lar cristão deve ser imitação do de Nazaré: um lugar onde Deus caiba plenamente e possa estar no centro do amor de todos. É assim o nosso lar? Dedicamos-lhe o tempo necessário e a atenção que merece? Jesus é o centro? Sacrificamo-nos pelos outros? E como equipistas, temos vivenciado os PCEs, instrumentos privilegiados para estreitarmos nossa união a Cristo? Temos sido reflexos do amor d’Ele?

A vivência fiel do carisma conjugal nos prepara para recebermos dignamente o Esposo. “A própria família é o grande mistério de Deus. Como ‘igreja doméstica’, ela é a esposa de Cristo. A Igreja Universal, e nela cada Igreja Particular, revela-se de maneira mais imediata e concreta como esposa de Cristo na ‘igreja doméstica’ e no amor aí vivido: amor conjugal, amor paterno e materno, amor fraterno, amor de uma comunidade de pessoas e gerações” (João Paulo II, Carta às famílias, 19).

“Que São José, ‘homem justo’, trabalhador incansável, guarda íntegro dos penhores que lhe foram confiados, as guarde, proteja e ilumine.
Que a Virgem Maria, Mãe da Igreja, seja também a Mãe da ‘Igreja doméstica’ e, graças ao seu auxílio materno, cada família cristã possa tornar-se verdadeiramente uma ‘pequena Igreja’, na qual se manifeste e reviva o mistério da Igreja de Cristo. Seja ela, a Escrava do Senhor, o exemplo de acolhimento humilde e generoso da vontade de Deus; seja ela, Mãe das Dores aos pés da Cruz, a confortar e a enxugar as lágrimas dos que sofrem pelas dificuldades das suas famílias.
E Cristo Senhor, Rei do Universo, Rei das famílias, como em Caná, esteja presente em cada lar cristão a conceder-lhe luz, felicidade, serenidade, fortaleza” (FC, 153-4).
Feliz Natal e um abençoado ano novo! Um carinhoso abraço!

No Coração de Jesus,
Pe. Miguel Batista, SCJ

SCE Super-Região Brasil

www.ens.org.br

Nenhum comentário:

Seguidores

Sugestões de leitura para família

  • Corpo e a Mente
  • Família acima de tudo- Stephen Kanitz
  • O livro da família

Oração pelas Vocações

Jesus, mestre divino, que chamastes os Apóstolos a vos seguirem, continuai a passar pelos nossos caminhos, pelas nossas famílias, pelas nossas escolas e continuai a repetir o convite a muitos de nossos jovens: dai coragem às pessoas convidadas. Daí força para que vos sejam fiéis como apóstolos leigos, como sacerdotes, como religiosos e religiosas, para o bem do povo de Deus e toda a humanidade. Amém. ( Do Papa Paulo VI)

Pesquisar este blog