quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

O significado do “SIM” no matrimônio

Na celebração do Sacramento do Matrimônio, os cônjuges respondem com um SIM a pergunta que um faz ao outro, se quer recebê-lo como marido ou mulher.


Qual o significado desse SIM?

O SIM expressa o consentimento dos noivos. É a afirmação de que se amam e se entregam para realizarem ao longo de sua existência um projeto de vida a dois, fazendo crescer o amor que os une.

Como expressão desse amor, o SIM tem inúmeros significados para os cônjuges e para sua vida conjugal:

• Ato de vontade- Deve ser livre, consciente e responsável. (Catecismo 1626).

• Manifestação de fé- Os cônjuges declaram sua crença na presença de Deus em sua vida de casal.

• Doação– Ambos se entregam e se recebem um ao outro integralmente, como marido e mulher.

• Comunhão de vida- Mais do que se entregam, os cônjuges se assumem um ao outro, formando um novo ser, “o ser conjugal”, resultado da íntima união que os torna “uma só carne” (Gênesis 2,24).

• Fidelidade– O amor não admite concorrência. Na vida conjugal nada é mais importante para o cônjuge que o seu próprio cônjuge.

• Aliança– A aliança firmada entre os cônjuges se integra na Aliança de Deus com os homens. O amor conjugal é assumido no amor divino (Catecismo, 1639).

Não existe um amor humano separado do amor divino. É com o mesmo coração que se ama a Deus, o cônjuge, os filhos, os amigos e o próximo que nos cerca. O verdadeiro amor decorre do amor divino.

• Vocação– Desejo sincero de corresponder ao chamado universal de santidade e ao projeto de Deus para o casal. Cada casal tem a sua missão para a qual foi escolhido.

• Comunhão de santidade– Cada cônjuge é responsável pela santificação do outro. É através da graça sacramental que juntos se aproximarão de Deus.

• Expressão do verdadeiro amor– (SIM = eu amo você, quero você, preciso de você, não existo sem você, quero ser tudo para você...)

• Fonte de espiritualidade conjugal- A graça conferida pelo Sacramento do Matrimônio é permanente na vida do casal. Ela não lhes é concedida por Deus apenas por ocasião da celebração do casamento, quando ambos respondem SIM um ao outro. Mas, em toda a vida, em todos os atos do casal na sua vivência conjugal.

O SIM manifestado e vivido no dia a dia da vida do casal renova e atualiza o Sacramento do Matrimônio. Não só quando os cônjuges trocam expressões de afeto e carinho e quando vivem a sua sexualidade, mas em todas as ações, quando enfrentam as agruras diárias, as dificuldades domésticas, a responsabilidade pelos filhos, ou desfrutam das alegrias da vida a dois.

É através de cada um e de todos os momentos da vida do casal, dos mais simples e corriqueiros aos que mais demandam preparo e reflexão, que os cônjuges recebem a graça divina, aumentam o seu amor e caminham para a felicidade, para Deus.

No nosso próximo diálogo conjugal, que tal uma reflexão sobre qual desses significados tem maior relevância para a nossa vida de casal?
Maria do Carmo e José Maria

Eq. 11-A - N. S. Mãe da Igreja

São Paulo Capital

www.ens.org.br

Nenhum comentário:

Seguidores

Sugestões de leitura para família

  • Corpo e a Mente
  • Família acima de tudo- Stephen Kanitz
  • O livro da família

Oração pelas Vocações

Jesus, mestre divino, que chamastes os Apóstolos a vos seguirem, continuai a passar pelos nossos caminhos, pelas nossas famílias, pelas nossas escolas e continuai a repetir o convite a muitos de nossos jovens: dai coragem às pessoas convidadas. Daí força para que vos sejam fiéis como apóstolos leigos, como sacerdotes, como religiosos e religiosas, para o bem do povo de Deus e toda a humanidade. Amém. ( Do Papa Paulo VI)

Pesquisar este blog