terça-feira, 3 de maio de 2011

Família/Lição 47- O Prazer de Ter Filhos

Images-20Não é fácil criar e manter uma família. Diariamente temos noticias e pesquisas que alardeiam o seu fim. A última onda da pesquisa econômica não é mais produção e inflação como antigamente, e sim felicidade. Vide o interessante livro do economista Eduardo Gianetti, que aborda extensamente o assunto.
O psicólogo Daniel Gilbert, citado na Time Magazine, edição de 19 de junho 2006, chega à conclusão de que filhos têm somente um pequeno impacto na felicidade das pessoas, e que o impacto, ainda por cima, é negativo.
Isso vai contra tudo o que se sabe sobre a componente genética do homem tipo P que acabamos de relatar; vai contra inclusive todas as pesquisas feitas com seres humanos como a do General Social Survey.
De fato, a felicidade de ter filhos está diminuindo, mas continua sendo o prazer mais importante de homens e mulheres: 83% das mulheres consideram-na o maior prazer na vida, opinião compartilhada por 78% dos homens.
O índice caiu 5% nesses últimos anos para as mulheres e 4% para os homens, mas afirmar que não trazem mais felicidade já é delírio.
O que está acontecendo para explicar esta queda de satisfação com filhos?

Nenhum comentário:

Seguidores

Sugestões de leitura para família

  • Corpo e a Mente
  • Família acima de tudo- Stephen Kanitz
  • O livro da família

Oração pelas Vocações

Jesus, mestre divino, que chamastes os Apóstolos a vos seguirem, continuai a passar pelos nossos caminhos, pelas nossas famílias, pelas nossas escolas e continuai a repetir o convite a muitos de nossos jovens: dai coragem às pessoas convidadas. Daí força para que vos sejam fiéis como apóstolos leigos, como sacerdotes, como religiosos e religiosas, para o bem do povo de Deus e toda a humanidade. Amém. ( Do Papa Paulo VI)

Pesquisar este blog