quarta-feira, 9 de março de 2011

Boa nova da família


Dom Murilo Ramos Krieger, SCJ

Arcebispo de Salvador/BA

À luz de Aparecida, fica clara a missão da Pastoral da Família: ”Com a alegria da fé, somos missionários para proclamar o Evangelho de Jesus Cristo e, nele, a boa nova… da família”(Aparecida 103).”A família é patrimônio da humanidade”; é “escola da fé”; é lar em que a vida nasce e é acolhida generosa e responsavelmente; é ambiente “insubstituível para a serenidade pessoal e para a educação de seus filhos” (Bento XVI, cf. 114).”Nela se vivem e se transmitem os valores fundamentais da fé cristã”(204), embora seja preciso reconhecer que, hoje, nossas tradições culturais já não se transmitem de uma geração à outra com a mesma fluidez que no passado (cf. 39).

Cristo,” optando por viver em família em meio a nós, a eleva à dignidade de Igreja Doméstica”(115).”Pertence à natureza humana que o homem e a mulher busquem um no outro sua reciprocidade e complementaridade”(116). O amor conjugal é imagem do amor de Cristo por sua Igreja e assemelha-se ao amor fecundo da Santíssima Trindade (cf. 117). Na Santíssima Trindade” nossas famílias têm sua origem, seu modelo perfeito, sua motivação mais bela e seu último destino”(434).

Ao educar os filhos, cada família é chamada a receber a fé, conservá-la, celebrá-la, transmiti-la e dar testemunho dela (cf. 118). Deus ama nossas famílias, apesar de suas feridas e divisões. A oração em família ajuda-a a superar os problemas, a curar as feridas e a abrir caminhos de esperança (cf. 119); o domingo é “dia de descanso, dia da família e do culto ao Senhor” (121).

Para que a família seja “escola de fé” e possa ajudar os pais a serem os primeiros catequistas de seus filhos, a Pastoral da Família deve oferecer espaços de formação, materiais catequéticos e momentos celebrativos que lhes permitam cumprir sua missão educativa. Educar os filhos para o amor é formá-los para o dom de si mesmos, para o serviço, para serem” discípulos de Jesus Cristo”(cf. 303).

“A família cristã está fundada no sacramento do matrimônio entre um homem e uma mulher, sinal do amor de Deus pela humanidade e da entrega de Cristo por sua esposa, a Igreja”(433). Ela é um dos eixos transversais de toda a ação evangelizadora da Igreja.” Em toda diocese se requer uma pastoral familiar”intensa e vigorosa”(Bento XVI, DI 5), para proclamar o evangelho da família, promover a cultura da vida e trabalhar para que os direitos das famílias sejam reconhecidos e respeitados (435).

Várias ameaças pairam sobre a família (cf. 40), mas, com o apoio da Pastoral da Família (cf. 437), a família poderá ser vista como um bem dos povos e de toda a humanidade. Alegrem-se, pois, membros da Pastoral da Família: vocês estão a serviço de um dos mais belos sonhos de Deus!

FONTE: Arquidiocese de São Salvador da Bahia/BA

 

 

 


Nenhum comentário:

Seguidores

Sugestões de leitura para família

  • Corpo e a Mente
  • Família acima de tudo- Stephen Kanitz
  • O livro da família

Oração pelas Vocações

Jesus, mestre divino, que chamastes os Apóstolos a vos seguirem, continuai a passar pelos nossos caminhos, pelas nossas famílias, pelas nossas escolas e continuai a repetir o convite a muitos de nossos jovens: dai coragem às pessoas convidadas. Daí força para que vos sejam fiéis como apóstolos leigos, como sacerdotes, como religiosos e religiosas, para o bem do povo de Deus e toda a humanidade. Amém. ( Do Papa Paulo VI)

Pesquisar este blog